SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL
Uma nova concepção de seguros para a Construção.
Estar atento às necessidades e ao comportamento do mercado é primordial para que nossas construções, públicas ou privadas, sejam reconhecidas pela sua qualidade, em que a prevenção de riscos se transforme em uma cultura permanente.
Foi com este objetivo que o Seguros Qualidade Estrutural foi desenvolvido. Uma nova concepção para este mercado promissor, com dois tipos de cobertura: QUINQUENAL e DECENAL.
Diferenciais do Seguro Qualidade Estrutural.
Desenvolvido especialmente para as necessidades do mercado da construção no Brasil. Pioneiro no Brasil, inspirado nas melhores práticas construtivas da Europa. As normas e doutrinas de conduta do Seguro Qualidade Estrutural estão pautadas nas normas e rotinas pela NBR 15575/2013 – Norma de Desempenho, que entrou em vigor em julho de 2013. Duas opções de contratação: por 5 anos (Modalidade Quinquenal) ou por 10 anos (Modalidade Decenal). Oferece, dentro do escopo de contratação da apólice, o acompanhamento da obra, no que tange a quesitos de qualidade e procedimentos; avaliação técnica do canteiro e a construção, através de empresa internacionalmente reconhecida para este fim, atuante em diversos países com este controle de qualidade, inclusive o Brasil. Disponibiliza ao Incorporador, Construtor, Corretor e ao Beneficiário (banco) relatórios periódicos do referido acompanhamento técnico, com apontamentos de situações críticas.
Conheça um pouco mais sobre as principais coberturas disponíveis para contratação.
O Seguro Qualidade Estrutural é único no Brasil e oferece dois períodos de reparos aos danos na estrutura da obra, tanto na Cobertura Básica quanto nas Coberturas Opcionais, pelo período contratado na apólice:
Cobertura Básica.
A cobertura básica deste Seguro garante o pagamento da indenização quando ocorrer:
Danos relevantes nos elementos estruturais (fundação, alicerces, pilares, muros, elementos moldados, vigas e elementos pré-fabricados) que comprometam a sua estabilidade e tenham a origem em erros de projetos, defeitos de execução ou nos materiais empregados.
Danos relevantes à Obra Secundária (revestimentos, paredes de alvenarias, entre outros), Instalações e Equipamentos Próprios do Edifício, sempre que os mesmos sejam consequência direta de um evento indenizável e oriundo do item acima.
Custos de reparação e reforço que sejam necessários para eliminar a Ameaça de Ruína dos elementos estruturais, necessários para salvaguardar a construção.
Gastos de demolição e remoção de escombros que tenham sido necessários em consequência dos danos relevantes da construção segurada.
Coberturas Opcionais.
Impermeabilização.
Fachadas não estruturais.
Responsabilidade Civil Decenal.
Modalidade Quinquenal: garante reparos por CINCO ANOS após a conclusão da obra.
Modalidade Decenal: garante reparos por DEZ ANOS após a conclusão da obra.
Data da contratação do seguro pelo Segurado: antes de iniciar a construção do empreendimento ou em sua fase inicial, de modo que possamos acompanhar tecnicamente todo o processo construtivo.
Interesse Segurado: um empreendimento completo, controlado com foco em Prevenção de Riscos, por empresas credenciadas e reconhecidas pelos grupos internacionais. A contratação do seguro somente é viável quando há a contratação desta empresa especializada de prevenção de riscos.
Montante segurado (Importância Segurada): a Importância Segurada será o custo total de construção do empreendimento, ou seja, o custo total da reconstrução do prédio na data de início da apólice (100% do custo de construção).
O Seguro Qualidade Estrutural é classificado como Primeiro Risco, ou seja, a Seguradora não discutirá responsabilidade para resolver o problema estrutural ou pelas coberturas opcionais contratadas. Primeiro resolve o problema para o consumidor e depois a Seguradora vai apurar as causas e motivos.
Cobre erro de projeto, materiais impróprios e defeito na execução durante a construção, desde que a Seguradora não tenha alertado do problema e solicitado o reparo ou ajustes. Em outras palavras, a Seguradora acompanhará a construção e problemas estruturais não identificados serão pagos pela Seguradora, não havendo sub-rogação.